Jogavam Brasil e Argentina – Viva o Rádio


Jogavam Brasil e Argentina

Jogavam Brasil e Argentina e a equipe esportiva fazia a transmissão off-tube, vendo o jogo pela televisão. E fazia tão bem feito que, pra quem ouvia pelo rádio, tinha nítida impressão de que estavam todos em Buenos Aires.

 

O narrador contava aos ouvintes cada lance e chegava a dar detalhes sobre as condições do tempo e a temperatura: “faz frio à beira do Río de la Plata”.
O comentarista discorria sobre as táticas de cada equipe, baseado na história e na rivalidade “deste que é um dos maiores clássicos do futebol mundial”. Os repórteres “viam” as minúcias de cada lance de perigo perto da área do adversário.

 

A seleção brasileira perdia por 2×1 até perto do fim do jogo quando, num lance muito bem tramado, o Brasil empatou o jogo. O narrador ainda não tinha terminado de narrar o gol e aconteceu o imprevisto: acabou a energia no estúdio. Foi aquele pico de luz rápido, mas que leva uns dois minutos para o equipamento voltar ao ar. Inclusive o aparelho de televisão que, quando religou, voltou no replay do lance do gol do Brasil.

 

E o narrador, inadvertidamente, narrou o gol de novo. No dia seguinte, estava estampado na página de esportes do principal jornal da cidade: “Brasil e Argentina ficam no empate, menos na rádio NONONONON”, e contava a história do infortúnio de uma das melhores equipes esportivas do rádio paranaense.






Realização:

Rua Marechal Hermes, 1440 - Ahú • (41) 3252.1700 • (41) 3252.1700 • aerp@aerp.org.br